10 anos de aprovação das resoluções que regulamentam as Atribuições Clínicas dos Farmacêuticos e a Prescrição Farmacêutica

Card_Datas.png

📌 10 anos de aprovação das resoluções que regulamentam as Atribuições Clínicas dos Farmacêuticos e a Prescrição Farmacêutica.

 

29 de agosto de 2013 tornou-se um marco crucial na evolução da Farmácia do Brasil. Nessa data, o CFF promulgou duas resoluções importantíssimas: as Resoluções de número 585 e 586, que trouxeram mudanças significativas para a prática farmacêutica no país.

 

A Resolução 585 entrou na história da Farmácia brasileira ao regulamentar as atribuições clínicas do farmacêutico, promovendo um ambiente apto a exercer compromissos que zelem pela saúde e integridade dos pacientes de forma mais ativa. Dito isso, propicia, entre outras atividades, a realização de consultas farmacêuticas, a avaliação de exames laboratoriais e tratamentos medicamentosos.

 

Por sua vez, a Resolução 586 trouxe à tona a prática da prescrição farmacêutica no Brasil. Através dessa resolução, os farmacêuticos detêm a autoridade da prescrição medicamentosa, o que reconhece a competência da profissão e seu valor em prol da saúde.

 

Ambas as deliberações viabilizam o reconhecimento do farmacêutico como profissional integral da área de saúde. Atribuições como essas devem ser celebradas!