Seminários de Assistência Farmacêutica do SUS seguem em busca da reestruturação e melhorias em território fluminense

A série de Seminários Regionais de Assistência Farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS) segue firme em busca da reestruturação do atual modelo de assistência farmacêutica atualmente vigente no SUS. Nos últimos dias 21.03, 04 e 05.04, foi a vez de Maricá, Angra dos Reis e Valença, respectivamente, receberem o Grupo Técnico de de Assistência Farmacêutica no SUS (GTAFSUS) - composto por membros do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Rio de Janeiro (COSEMS/RJ) e do Conselho Regional de Farmácia do Rio de Janeiro (CRF/RJ).

Representando o Conselho Regional de Farmácia nos Seminários Regionais realizados em Angra dos Reis e Maricá, esteve a Vice-Presidente do CRF/RJ, Dra. Silvania França, acompanhada dos Coordenadores de Seccionais, Bruno Luz e Renan Fonseca. Já o Seminário em Valença contou com a presença da Presidente do CRF/RJ, Dra. Tania Mouço, acompanhada dos Coordenadores Jonatas Meireles e Juciana Batalha, da Seccional da Baixada Fluminense e Serrana e da Seccional da Região Centro-Sul Fluminense, respectivamente.

Os seminários do Projeto de Reestruturação da Assistência Farmacêutica já foram realizados também em Nova Iguaçu, Três Rios e Porciúncula e têm como pauta, entre outras questões, a proposição de um modelo de Assistência Farmacêutica que assegure a qualidade em vista das possibilidades financeiras e de recursos humanos na Saúde Pública fluminense.

“O conselho está de portas abertas para o elo entre os entes e a participação do CRF é fundamental, pois a assistência farmacêutica nos municípios hoje tem um panorama muito devastador. Atualmente, os municípios não conseguem se organizar na assistência farmacêutica, agregando nisso a falta do aporte financeiro e o número de profissionais insuficiente que ao longo do tempo não mudou”, afirma Dra. Silvania França, vice-presidente do CRF/RJ.

“Com essa reestruturação, todos saem ganhando - principalmente a população do estado do Rio de Janeiro”, finaliza a vice-presidente do CRF/RJ. Os próximos encontros serão realizados em Carapabus e em São Pedro da Aldeia, na Baixada Litorânea.