Nota de solidariedade do CRF/RJ em defesa da autoridade técnica e autonomia ética farmacêutica

Programação_Janeiro_88.png

 

📄 Nota de solidariedade do CRF/RJ em defesa da autoridade técnica e autonomia ética farmacêutica

 

O Conselho Regional de Farmácia do Estado do Rio de Janeiro (CRF/RJ) vem a público manifestar sua mais veemente solidariedade à farmacêutica que foi conduzida de maneira injusta e arbitrária para uma delegacia, após exercer sua autoridade técnica e cumprir integralmente a legislação sanitária vigente.

O lamentável episódio ocorreu em uma unidade de uma grande rede de drogarias, no dia 13 de março, em Duque de Caxias. A farmacêutica foi conduzida de forma arbitrária por um policial civil que queria comprar um antimicrobiano com receita vencida, o que ressalta a importância do respeito a autoridade técnica do profissional farmacêutico e do estrito cumprimento das normativas sanitárias estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

É crucial destacar que a farmacêutica foi levada para uma delegacia da mulher, onde deveria ter sido protegida, mas acabou sendo alvo de constrangimento e violação de seus direitos profissionais.

A farmacêutica em questão estava estritamente respeitando as normas sanitárias, recusando-se a proceder com a venda irregular, o que é louvável e exemplar.

O CRF/RJ está buscando respostas junto à delegacia e tomará todas as medidas cabíveis para garantir que a situação seja esclarecida e que a integridade e a autoridade técnica dos farmacêuticos sejam respeitadas.

Expressamos nossa total solidariedade à farmacêutica. Estamos à disposição para prestar todo o suporte necessário a ela e a todos os farmacêuticos que enfrentem situações parecidas.

Reafirmamos nosso compromisso com a ética, a legalidade e a defesa dos direitos e da dignidade da categoria farmacêutica.